sábado, 13 de outubro de 2012

SYM GTS 125I (1º ensaio realizado em Portugal)

A Evolução Lógica



Primeira dificuldade: como modernizar, alterando o design daquela que, é considerada por muitos, uma das mais bonitas scooters da atualidade?

A Sym GTS modernizou-se, mudando ao mesmo tempo o seu estilo.


Metaforicamente falando, podemos dizer que a Evo usava uma roupagem executiva, enquanto o novo modelo “veste” um estilo mais casual e desportivo. 


A nova GTS é uma scooter totalmente nova e isso é bem percetível na qualidade dos seus plásticos, mais robustos, e mais agradáveis ao toque, principalmente os que envolvem toda a zona do painel de instrumentos. 

  Veja o Ensaio completo aqui:

 SITE GOSTO DE SCOOTERS

 


9 comentários:

  1. Olá Veiga
    Como afirmaste e bem, no fim do teu ensaio, que GTS só há uma.
    Não troco a minha igual, á tua, branquinha e tudo, apesar de ser 125, pela nova.
    Gosto muito mais da estética do modelo anterior, e não é por ser minha, outras pessoas já afirmaram o mesmo.
    Se a mecânica é a mesma, então deixa-me ficar com a minha querida GTS.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Carlos Gomes - Azeitão13 de outubro de 2012 às 18:02

    Para mim está muito bonita e é mais um passo em frente,mas realmente tens razão os espelhos é mais do mesmo, e realmente com o para-brisas podiam ter feito melhor, para mim o antigo é mais bonito, enquanto ao motor tens toda a razão, faz-me lembrar quando vou lavar o carro e ele fica como novo só que não anda mais só por o ter lavado e é uma grande desilusão, mas não nos podemos esquecer que estamos a falar duma 125 e quem quiser andar mais depressa tem que comprar uma com maior cilindrada, obrigado Veiga por mais este ensaio e ficamos a espera do teu próximo trabalho,abraços.

    ResponderEliminar
  3. Muito boa tarde.
    Estava, posso dizê-lo, ansioso por ler este ensaio.
    Tenho uma SYM GTS 125i EVO CBS, adquirida depois de muita ponderação, e quando já sabia que ia sair o actual modelo.
    Resolvi não esperar que chegasse o modelo actual mas, quer se queira quer não, fica sempre aquele "bichinho" a moer o juízo do cristão...
    Quando adquiri a minha, o factor decisivo foi sem dúvida a sua estética (para mim a mais bonita scooter do mercado) e também o seu preço (3100€ chave na mão).
    Também ponderei a DAELIM S3 e a KYMCO DOWNTOWN (DT). Experimentei todas e coloquei de lado a S3 (bonita, mas um pouco durinha para o meu traseiro...) A DT (a mais bonita depois da GTS) tinha a mais valia de dar para guardar 2 capacetes debaixo do banco e ter um pouco mais potência mas, custava mais 300€.
    Assim aliando os dois factores (estética e preço) decidi-me!
    Depois de tudo o que já tinha lido antes do seu ensaio e, agora, depois de o ler, julgo que tomei, mesmo, a opção mais acertada.
    Factos:
    - O modelo é novo e tem umas "mais valias".
    Se quisesse provocar, chamar-lhes-ia "mariquices" mas, não seria elegante...
    - É bonito sem dúvida o pormenor dos piscas nos retrovisores. Gostava que a minha tivesse?
    Gostava sim senhor!
    - Por baixo do banco dá para 2 capacetes. Gostava de colocar 2 na minha?
    Gostava! (PS - a DT também dá...)
    - Tem mais uma polegada em cada jante. Gostava que a minha também tivesse?
    Gostava! (PS - a DT e mesmo a S3 também têm...)
    - Tem 2 saidas de ar quente junto aos pés...
    Ok também gostava...
    Agora, e o coração?
    - O coração continua IGUAL!
    E isso é mau, continuar igual?
    - Não é mau. É sinal que o motor é bom! É uma máquina!
    Mas que podia ter evoluido para ainda melhor? De certeza que podia!
    E a estetica?
    Para mim, a estetica da minha, embora extremamente vista, continua a ser mais bonita (gostos...)
    A SYM, acha que estes novos pormenores, justificam um incremento de preço, de 700€ em relação à minha.
    E 400€ em relação à KYMCO DOWNTOWN!
    O que digo é isto:
    - A ver vamos, se este modelo, terá, com esta estetica e, acima de tudo, com este preço, o mesmo sucesso do seu antecessor...
    Aqui o "JE", tem muitas dúvidas disso! Mas, também, aqui o "Je" não é ninguém... (Só que foram muitos ninguéns como eu que foram fazendo a SYM...)
    O novo modelo já saiu para o mercado à um mês e pelo menos eu, ainda não vi nenhuma a rodar nas ruas...
    Já agora e a talho de foiçe, também não me parece correcto (embora faça um esforço, mas mesmo muito grande, para compreender) que, a SYM Portugal, tenha tirado do mercado português, a comercialização da antiga SYM GTS 125 INJECTADA, igual à minha, e tenha actualmente, apenas disponível a GTS a CARBURADOR!
    Para mim, as atitudes ficam para quem as toma e, para mim, a SYM, nesta foto, fica desfocada!

    Para finalizar, caso não tivesse adquirido a minha GTS e, fosse hoje comprar a minha scooter:
    - Primeiro, logicamente, tinha de experimentar a nova GTS (porque já conheço a antiga) e, a mesma, tinha de me surpreender mesmo muito, muito, muito, para eu desembolsar os 3800€;
    - Caso não surpreendesse, tentaria a todo o custo que a SYM Portugal me arranjasse uma GTS antiga, mas INJECTADA (relembro, não esquecer que adquiri a minha por 3100€);
    - Caso não fosse possível, optaria pela KYMCO DOWNTOWN (custa, como já disse, menos 400€)
    Como já escrivi algures, a GTS antiga, será sempre "a GTS".
    A nova, poderá ser, com boa vontade, "uma GTS".
    Cumprimentos
    Carlos Colaço
    PS - Só um pequenino reparo quase sem importância.
    Diz no seu ensaio que, e passo a transcrever, "... A abertura do assento continua a ser feita através da chave de ignição e do botão amarelo que se encontra no punho direito..."
    Certamente deverá ter sido um lapso porque, esse botão na minha GTS está no punho esquerdo...

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais nada deixem-me explicar, que gostei da nova GTS, mesmo com os tais defeitos dos espelhos, menos espaço de arrumação, etc.

    Neste aspeto, acho que pdoeriam ter feito melhor.

    No entanto, ao nível de qualidade geral, melhorou imenso e isso sente-se mais se começa a rodar.

    Sim é verdade, acho que a Sym perdeu uma excelente oportunidade, para ter dado mais uns pózinhos ao motor de 125 cc, pois agora a scooter pede mais, pois a ciclista é espetacular e dai ter aumentado (ainda mais!) a minha curiosidade em relação à 300, com 29,5 cv.

    Com esta ciclistica e se o motor estiver à altura dos acontecimentos, penso que... a Maxsym irá eprder alguns clientes.


    C21H22N2O2 (grande nick, gostava de saber o que significa)

    Antes de mais nada obrigado pelo reparo, já corrigi.

    Como muito bem escreveste, o motor não é mau, aliás é óptimo,pois de certeza que se assim não fosse a Sym não o colocaria neste novo modelo. O "problema" é que a ciclistica da nova GTS é tão boa, tão superior à GTS Evo, que merecia um motor com mais "qualquer coisa". Por isso é que digo que estou em pulgas para andar na 300i. Aliás em pulgas para a conhecer e... com medo de me apaixonar por ela, pois nesta fase é para mim (infelizmente) totalmente mimpossível trocar de scooter.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. desculpem lá meter a minha colherada mas há um factor que toda a gente se esquece, o Euro desvalorizou imenso e tudo o que vem de fora da Europa ficou mais caro de um dia para o outro.
    Eu trabalho com componente de computadores que vêm de Taiwan e pago mais 20% pela mesma mercadoria.

    Um Abraço,

    ResponderEliminar
  6. asusman, tens tod a a razão.

    Aliás, já me tinham dito o mesmo.

    Basta ver a quotização do euro lá fora, para se perceber que isso acontece.

    Além disso, esta scooter, é quase toda nova, com novos materias, melhores acabamentos e claro isso tem de ser pago.

    Não se pode querer lagosta e pagá-la ao preços do carapau!

    ResponderEliminar
  7. Por mais comentários que façam, sejam a favor ou não, sobre a estética, não se esqueçam de um pormenor muito importante:.
    Foi a única marca a evoluir tanto em tão pouco tempo, para agrado de uns a favor da evolução e negativo para os conservadores.
    Não me considero conservador mas estou contra a alteração radical da GTS em tão pouco tempo e precisamente numa altura que estava a conquistar simpatizantes em todo o Mundo, se por um lado deixou muita gente triste ( andavam a juntar para isso )por não conseguir comprar nova, uma Scooters das mais bonitas do sector e não gostar da nova, pois vai ter de se contentar com a de carburador ou injeção em segunda mão, por outro lado, vai conquistar um nicho de compradores mais virados para linhas desportivas com conceito de scooter.
    O mais importante de tudo isto é ser dono de uma SYM.

    ResponderEliminar
  8. gostava de saber quais os consumos dessa mota SYM GTS 125 scooter . obrgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algures entre os 2,9 L e os 3,6 L/ 3,7 L, tudo depende da força com que rodares o punho do acelerador! :D

      Eliminar