segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cinco Mil...


... e oito quilómetros já rodados pela "Valentina" e o seu comportamento a melhorar de dia para dia.
É exactamente isto que se passa com a minha Sym GTS 300i Evo. O motor está mais solto, mais espevitado, mais atrevido!

Tal como tinha acontecido com a minha GTS 250, só com o passar dos quilómetros é que o motor foi soltando, melhorando o seu desempenho e baixando o consumo. No caso da GTS 250, só a partir dos 10 mil kms é que senti o motor a render a 100% e penso que é o que vai acontecer com a Valentina.

De resto, mais nada a apontar a não ser um tique-tique que vem da parte da frente e o qual ainda não localizei. O mesmo também tinha acontecido com a minha anterior GTS e por fim descobri que o tique-tique vinha de um dos espelhos.

Mais tarde vim a saber que mais GTS padeciam deste mal...pelos vistos é crónico! Atenção não é nada que incomode muito, mas a mim que sou um grande picuinhas e ando sempre à cata do mais pequeno barulhinho ou vibração estranha, incomoda!

E... continua lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!











5 comentários:

  1. Boas.

    Como já lhe disse comprei uma SYM GTS 300 i EVO em Dezembro de 2009, até agora fiz cerca de 500 - 600 Km sem nada de grave a assinalar. No entanto já notei algumas das pequenas coisas apontadas e que aqui vi referidas:

    - Volante torto.
    - a questão do relanti parecer baixar principalmente a frio e,

    -deparei-me com alguma humidade (embaciamento de uma das opticas e do manometro conta rotações.

    -penso que são problemas de fácil resolução e por isso estou a contar com a sua resolução quando for à revisão dos 1000Km.

    Gostava de a sua experiente sapiencia sobre o que relato e já agora algum conselho. Obrigado.

    Saudações Motard

    Jorge Henriques

    Cadaval

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge

    Em relação ao guiador torto sei de mais casos. Quando relatei o caso na JCG Motos e o problema foi prontamente resolvido, chegou-se à conclusão que outra GTS 300i Evo nova que também lá está, também ela tinha o guiador torto! Qual a causa? Bom...depois de muita conversa chegou-se à conclusão que o que causa o tal desvio do guiador é um suporte de ferro que faz parte da caixa onde as GTS vêm embaladas. O dito suporte (de ferro) de um lado está preso à armação da caixa e do outro está preso ao guiador da moto. Não sei se é na fábrica que fazem o tal aperto, ou se as caixas sofrem pancadas, o certo é que depois o guiador fica torto, problema que qualquer bom mecânico resolve em meia dúzia de minutos, tal como aconteceu com a minha GTS.
    Agora existe outra questão para a qual não tenho resposta. Será que quando os mecanicos preparam a moto para a entregar ao cliente, ver o alinhamento do guiador é um dos itens a ser verificado? Pois...não sei...

    Quanto ao ralenti, acho isso estranho. A minha GTS quando está fria a rotação do motor fica nas 2000 rpm e depois vai baixando gradualmente até estabilizar nas 1750 rpm. e daí não passa, nem para cima nem para baixo.

    No entanto já me aconteceu uma situação tanto com a GTS 300 como com a anterior GTS 250: a minha garagem tem uma pequena rampa, mas muito ingreme e normalmente ponho a moto a trabalhar dentro da garagem e passados +- 30 segundos (deixo o motor rodar um pouco) subo a rampa com ela à mão, mas usando o acelerador. Fazendo desta forma nada de anormal se passa. Uma ou duas vezes em que estava cheio de pressa e não a deixei trabalhar ao ralenti, mal a liguei, subi logo a rampa com ela e depois quando a deixo ao ralenti, este fica muito baixo levando alguns minuto a "recompor-se" até voltar ao normal. Como isto tanto acontecia na GTS 250 como agora na 300 penso que seja o sistema de injecção que fica "confuso" ou coisa parecida!
    Por isso se o que acontece com a tua moto é isto não tens de te preocupar! No entanto sempre podes falar sobre isto com o mecãnico, para ver o que ele diz!

    Quanto ao embaciamento, não é normal pois a minha tem andado bastante debaixo de muita chuva e até agora nada! Garantia com ela!

    Um abraço e...aparece nos eventos do Clube Português de Maxiscooters. A minha Valentina (alcunha da minha GTS) quer conhecer outras GTS iguais a ela!

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    Obrigado pelos conselhos.
    Vou tentar resolver estes pequenos problemas.

    Eu gostava de ir a esses passeios, vou tentar aparecer.

    Quando quiserem fazer um passeio aqui para estes lados terei todo o prazer em mostrar a serra de montejunto com os seus monumentos históricos, principalmente a "Real Fábrica do Gelo" e arranjo um restaurante porreiro na comida e no preço. E depois poderão ir ver o mar no cabo carvoeiro em peniche e disfrutar de uma vista magnifica e em seguida de regresso uma visita à vila Castelo de óbidos...etc...
    Deixo isto à sua consideração e se se organizarem nesse sentido aqui está o meu e-mail: jorgeprietohenriques_advg@hotmail.com


    Abraço

    Saudações Motard

    Jorge Henriques
    Cadaval

    ResponderEliminar
  4. Jorge visita-nos em http://clubeportuguesmaxiscooters.org

    Entra, faz o teu registo e...diverte-te!!

    ResponderEliminar